(51) 3483-7235 | (51) 99983-1176

Slide
Slide
Slide

Cêramica Gil

A Cerâmica Gil foi uma das primeiras indústrias a surgir em Alvorada, na época, Passo do Feijó, localidade pertencente ao terceiro distrito de Viamão.

O início das suas atividades foi em 1952, com o Sr. Oscar de Azevedo Barbosa. Em meados do ano de 1967, foi adquirida por quatro sócios: Sr. Ernani Gil, Sr. João Gil, Sr. Flávio Gil e Sr. Acácio Amorim, formando, assim, um empreendimento familiar.

A empresa possuía apenas um forno, produzindo 8.000 peças ao mês, entre telhas e tijolos maciços, e o processo de escavação da argila era totalmente manual.

A produção na década de 60 era extremamente rudimentar, realizada de forma manual e/ou através de tração animal (bois ou cavalos).

Com o passar dos anos, em 1974, o processo de produção, que era artesanal, foi substituído por tecnologia: máquina de corte, misturador, caixão alimentador, caçamba e retroescavadeira.

Ocorreu, assim, a troca de seus produtos, até então fabricados para a produção do tijolo furado de quatro e seis furos, para reboco.

Em 1979, o Sr. Acácio saiu da sociedade. Já em 1985, foi a vez do Sr. Ernani, permanecendo somente dois sócios: Sr. João Gil e Sr. Flávio Gil, a primeira geração. Ainda em 1985, o Sr. João Gil transferiu sua parte da empresa para sua esposa Sra. Maria.

Fabricação de tijolos padrão INMETRO.

Facebook

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com